fbpx

7 hábitos dos recrutadores mais bem-sucedidos

recrutadores

Como recrutador, é seu trabalho fazer com que os melhores talentos cheguem à porta de sua empresa.

No entanto, quando você está recrutando os melhores dos melhores, você também precisa ser o melhor dos melhores.

Para se tornar um grande recrutador é preciso ter habilidade, prática e intuição, mas há uma série de hábitos e características que você pode adotar rapidamente para ajudá-lo a se tornar um profissional de RH melhor para sua empresa.

Vamos dar uma olhada em sete dos hábitos ou características mais importantes que podem ajudá-lo a se tornar um recrutador mais bem-sucedido.

Antes de continuar ...

Seja o primeiro a descobrir estratégias inovadoras de RH e recrutamento. Junte-se a nossa comunidade e receba nossos conteúdos em sua caixa de entrada.

.
subscribe_desktop

1. Seja pessoal

Esteja você selecionando candidatos ou buscando candidatos passivos, as conexões que você fará provavelmente determinarão se eles farão uma entrevista ou aceitarão uma posição.

Copiar e colar textos prontos não ajudará a atrair os melhores talentos para o trabalho que você precisa preencher. Portanto, encontrar seu próprio estilo no processo é iminente.

Você deseja que sua conversa pareça pessoal e única, independentemente da fase do processo de entrevista. Inclua seu nome, mencione as conversas exclusivas que você teve ou mencione detalhes encontrados em sua carta de apresentação ou currículo. Se você estiver usando sequências de e-mail automatizadas nos primeiros estágios do funil de recrutamento, certifique-se de que pareçam autênticas.

Certifique-se de que a ‘vibe’ que você emite é sua.

 

2. Organize suas tarefas

Organização é a chave para qualquer recrutador.

Quando você tem ligações, reuniões, entrevistas e suas próprias tarefas do dia a dia, você precisa estar em dia com as coisas. Manter um calendário rigoroso é uma obrigação. 

Certifique-se de marcar uma tarefa ao terminar uma. Por quê?

Porque marcar uma tarefa literalmente te deixa louco. Marcar uma tarefa em uma lista de verificação permite que o cérebro libere uma pequena quantidade de dopamina que o motiva a trabalhar até que você também possa marcar o próximo item da lista.

Além disso, não tenha medo de bloquear seções do seu calendário para uma única tarefa. Separar horários específicos em seu calendário para focar em tarefas específicas ajuda você a se manter produtivo ao longo do dia.

Tente alinhar as tarefas com seu biorritmo também. Você se sente aguçado e focado nas manhãs? Comece o dia com suas atividades de hunting. Você é o tipo de pessoa que precisa de algum tempo para colocar o motor cognitivo em funcionamento? Comece o dia com uma breve reunião.

Experimente diferentes configurações para descobrir o que se adapta melhor à sua personalidade.

 

3. Foco nos candidatos

Já dissemos isso antes, mas a experiência do candidato é mais importante do que nunca quando se trata de recrutamento.

Embora a tecnologia facilite a conexão com talentos em todo o mundo, se você não considerar adequadamente a experiência durante todo o processo de entrevista, pode perder a oportunidade de atrair o melhor candidato.

Concentre-se no que o candidato precisa enquanto você faz a triagem, a entrevista e tome sua decisão final. Lembre-se de que a decisão de trabalhar com você é tão importante para o candidato quanto para sua empresa. Especialmente no mundo de hoje, onde mais mil opções estão a apenas um clique de distância, é crucial pensar e otimizar sua experiência de candidato.

Crie um ambiente onde vocês dois possam prosperar.

Dica: lembre-se de que a reciprocidade é um dos seis princípios de persuasão identificados por Robert Cialdini. Dê um pouco para receber um pouco. Isso funciona em muitos campos e também se aplica ao recrutamento. Use sua imaginação!

 

4. Aperfeiçoe seu alcance

Como recrutador, é sua função deixar os clientes em potencial entusiasmados com a posição.

Se sua divulgação inicial for entediante, rígida ou um pouco casual demais, você descobrirá que não consegue atrair o melhor talento para a posição.

Aperfeiçoar sua mensagem inicial de divulgação é importante para trazer candidatos e candidatos passivos para uma entrevista. Quando você pode compartilhar detalhes, falar sobre os pontos fracos certos e fornecer insights, você pode criar uma ligação em apenas uma mensagem.

Mostre à pessoa com quem você falou que ela não era apenas parte de uma lista para a qual você enviou 100 e-mails. Personalize a mensagem e suas taxas de abertura e resposta irão disparar.

 

5. Adote uma abordagem moderna

A tecnologia está entrando cada vez mais no mundo do recrutamento e oferece aos recrutadores que a adotam uma enorme vantagem competitiva.

O uso correto da tecnologia aumenta drasticamente sua eficiência e eficácia .

Se você não estiver adotando uma abordagem moderna para encontrar, selecionar e rastrear candidatos, eles provavelmente irão trabalhar para outras marcas e empresas que o fazem.

 

6. Monitore seus esforços

Você já tem uma mentalidade baseada em dados?

Como recrutador, você deve acompanhar os candidatos da mesma forma que o departamento de marketing acompanha os leads.

Fique de olho em como cada indivíduo se candidata a um emprego. De qual fonte eles vêm? Quais informações eles recebem e em que estágio do processo de contratação eles chegam? Métricas básicas que ajudam a identificar exatamente qual dos seus canais traz os candidatos de alta qualidade. Depois disso, você pode decidir dobrar seu orçamento neste canal específico.

Além disso, o sistema de rastreamento correto permite que nenhum de seus candidatos sumam. Acompanhando seus esforços de recrutamento, você saberá exatamente a quem e quando entrar em contato.

 

7. Socialize

As mídias sociais são mais do que apenas ferramentas de marketing. Também são uma ótima maneira de recrutar os melhores talentos .

Embora o LinkedIn seja uma ótima maneira de publicar vagas ou encontrar contratações em potencial, outras plataformas, como Twitter, Instagram e Facebook, podem ajudá-lo a mostrar como é trabalhar para sua empresa. Se feito da maneira certa, essas visões “nos bastidores” de seu negócio atraem candidatos e o ajudam a realmente vender sua empresa.

Incentive sua equipe a usar as mídias sociais para mostrar os lados positivos de trabalhar para a empresa. Quando os candidatos acessam a Internet para saber mais sobre com quem estão entrevistando, eles também podem conhecer um pouco sobre os membros da equipe em potencial.

 

Fonte: Harver

© Meu Trampo. 2020 Todos os direitos reservados.
Feito com ❤ na Comunidade Digoreste Startups