fbpx

Estratégias de integração para novos funcionários

O primeiro dia de um novo funcionário define o tom de como será o restante de sua experiência na empresa. Se na integração eles recebem uma mesa e esperam descobrir tudo por conta própria, há uma boa chance de eles não ficarem na sua empresa por muito tempo. De acordo com uma pesquisa com quase 1.000 funcionários citada pelo SHRM, um terço dos entrevistados havia deixado o emprego seis meses após o início, com 16 a 17% deles saindo nos primeiros três meses.

Algumas das razões para sair incluem o trabalho diário que não atende às expectativas, a cultura da empresa e uma experiência ruim durante as primeiras semanas. Às vezes, a culpa é da contratação, mas na maioria das vezes é a falta de um processo de integração bem pensado.

Antes de continuar ...

Seja o primeiro a descobrir estratégias inovadoras de RH e recrutamento. Junte-se a nossa comunidade e receba nossos conteúdos em sua caixa de entrada.

.
subscribe_desktop

A importância de um programa de integração estruturado

Quando você cria um plano de integração estruturado, é mais fácil gerenciar as expectativas, ensinar as pessoas sobre sua cultura e reduzir as chances de um novo funcionário se sentir desmotivado.

Talya N. Bauer, professora de administração da Universidade Estadual de Portland, identificou quatro aspectos da integração efetiva . Foi comprovado que cada um deles leva a níveis mais altos de satisfação no trabalho, comprometimento organizacional e retenção de funcionários.

Clareza de função

Quando um novo funcionário tem um entendimento claro de sua função e do que se espera dele, isso ajuda a aliviar a dúvida e a incerteza. Imagine sentar em sua mesa depois de algumas semanas trabalhando em uma nova organização e ainda não ter certeza de suas responsabilidades. Isso pode criar estresse desnecessário e levar alguém a questionar o valor de sua contribuição.

Auto-eficácia

A autoeficácia, que é a crença em nossa capacidade de concluir tarefas e ter sucesso em situações específicas, é um importante contribuinte para o envolvimento dos funcionários. É igualmente importante durante a integração. Quando alguém se sente confiante em sua capacidade de fazer um trabalho, isso leva a níveis mais altos de satisfação no trabalho e permite que um novo funcionário comece a contribuir muito mais cedo.

Aceitação social

A aceitação é uma necessidade humana fundamental. Isso nos faz sentir seguros, o que é uma parte essencial da formação de equipes eficazes e da tomada de riscos interpessoais, como sugerir novas idéias, expressar preocupações e fazer perguntas. A aceitação social também é uma maneira importante para os novos funcionários coletarem informações que podem não estar disponíveis através de canais formais.

Compreensão cultural

A maioria das organizações é uma rede interconectada de comunidades que compartilham valores, objetivos e até mesmo idiomas. A aceitação social pode ajudar as pessoas a entenderem o idioma e os comportamentos da sua organização, mas também precisam de uma introdução à história da sua empresa, como seus valores foram formados e o que significa fazer parte da família.

Estratégias de integração que funcionam para qualquer organização

Agora que entendemos os requisitos de um plano de integração eficaz, vejamos algumas táticas específicas que você pode usar para obter novos funcionários atualizados. Muitos deles são universais, o que significa que você pode dedicar menos tempo ao planejamento e mais à implementação.

Verifique se está tudo pronto no primeiro dia

Nada estragará a emoção do primeiro dia de alguém mais rápido do que precisar solicitar acesso aos sistemas de TI. Uma pesquisa com funcionários da Microsoft descobriu que são as pequenas coisas que fazem uma grande diferença – como um computador em funcionamento e acesso imediato ao prédio, e-mail e intranet. Crie uma lista de tudo o que um novo funcionário precisará no primeiro dia e coordene-o com outros departamentos para garantir que tudo esteja configurado antes que alguém comece.

Configurar um a um na primeira semana

Os gerentes formam uma parte essencial do processo de integração. Um estudo que acompanhou 409 graduados nos dois primeiros anos de trabalho constatou que o grau de apoio do supervisor impactou os principais resultados, como clareza de papéis e satisfação no trabalho.

O one-to-one oferece aos novos funcionários a oportunidade de fazer perguntas e entender mais sobre seu papel. É também o momento perfeito para os gerentes explicarem a cultura e os valores da empresa, bem como como o trabalho de alguém se encaixa na estratégia geral dos negócios.

Delinear um plano para os primeiros 90 dias

O plano de 30/60/90 dias é uma maneira testada e comprovada de facilitar alguém para um novo emprego, que descreve as metas de um novo funcionário nos primeiros 30, 60 e 90 dias. Isso fornece aos iniciantes mais clareza sobre o que se espera deles e ajuda a reforçar sua auto-eficácia.

Lembre-se de que um plano de 30/60/90 dias não é para medir o desempenho. Os primeiros 30 dias podem se concentrar em aprender mais sobre a cultura da empresa e em estabelecer relacionamentos com colegas de trabalho. Os melhores planos são colaborativos, o que permite que os gerentes compartilhem suas prioridades e oferece aos funcionários a chance de compartilhar onde eles sentem que podem ter o maior impacto.

60% das empresas relatam que não estabelecem metas de curto prazo para novas contratações, o que pode deixar os novos iniciantes inseguros sobre seu papel e minar sua confiança. Um plano de 30/60/90 dias é uma das melhores maneiras de gerenciar expectativas e facilitar as pessoas a assumirem sua nova função.

Designe novos funcionários para um amigo

É fácil sentir-se um insider quando você ingressa na empresa. Ser designado como amigo pode ajudar a quebrar as barreiras sociais e fornecer apoio adicional. Eles podem ajudar a estabelecer interações informais, como almoço ou café com os colegas, e responder a perguntas relacionadas à organização que podem não ser abordadas durante outras atividades de integração.

Ser designado como amigo foi destacado como uma das estratégias mais eficazes para integrar novos funcionários ao tecido social de uma organização. Empresas como a Salesforce obtiveram grande sucesso com amigos, o que pode ajudar as pessoas a navegar nas políticas dos escritórios, a construir relacionamentos entre departamentos e a desenvolver amizades que duram além da integração,

Peça feedback sobre a experiência de integração

A integração exige que tentativa e erro sejam acertados, e é por isso que você precisa pedir feedback aos novos funcionários. Idealmente, isso acontecerá no final da primeira semana de alguém e em intervalos regulares durante os primeiros 90 dias. Você pode fazer perguntas relacionadas aos quatro aspectos da integração efetiva mencionados acima para ver onde as melhorias precisam ser feitas.

Um para um é o cenário ideal para desenvolver confiança e mostrar às pessoas que você valoriza o feedback. Os novos iniciantes podem hesitar em compartilhar seus comentários; portanto, inicie a conversa com antecedência e destaque que isso ajudará a melhorar o processo para outras pessoas que ingressam na empresa.

© Meu Trampo. 2020 Todos os direitos reservados.
Feito com ❤ na Comunidade Digoreste Startups