fbpx

Transformação de RH digital: 5 dicas para o sucesso

RH Digital

A tecnologia invadiu quase todos os setores. No século 21, as pessoas compram online, fazem reservas por meio de aplicativos e até consultam seus médicos com apenas alguns cliques. Esperamos opções digitais para completar as tarefas diárias, não importa o quão grande ou pequeno seja.

Essas mudanças rápidas estão se estendendo até mesmo para o local de trabalho. Hoje, nos candidatamos a empregos online, passamos por processos de entrevista digital e até trabalhamos remotamente. Como líder de RH, é fundamental reconhecer as maneiras pelas quais a tecnologia se tornou uma parte intrínseca da força de trabalho de hoje.

Uma transformação digital de RH está em andamento. Para garantir que sua equipe e organização estejam devidamente preparadas para as mudanças que acompanham os rápidos avanços tecnológicos, existem alguns pontos chaves para o sucesso que você deve seguir.

Antes de continuar ...

Seja o primeiro a descobrir estratégias inovadoras de RH e recrutamento. Junte-se a nossa comunidade e receba nossos conteúdos em sua caixa de entrada.

.
subscribe_desktop

1. Defina seus objetivos

Antes de implementar qualquer nova tecnologia, dê uma olhada em sua situação atual. Identifique onde sua força de trabalho atual é forte e onde pode faltar. Em seguida, considere quais realizações você gostaria que sua transformação digital o ajudasse a alcançar.

Estabelecer metas antes de introduzir qualquer nova tecnologia pode garantir que você esteja se movendo na direção certa. Ter um objetivo claro antes de iniciar sua transformação fornecerá a você um caminho para trabalhar e orientações para medir seu sucesso.

Seus objetivos podem mudar à medida que você vai transformando seu RH, e tudo bem. Se você descobrir que uma determinada meta ou medida não está mais alinhada com as necessidades da sua empresa, mude de direção. No entanto, certifique-se de que seus objetivos sejam claros e específicos.

 

2. Reúna uma equipe de transformação

Depois de definir seus objetivos, você precisa determinar quem é o responsável por garantir que esses objetivos sejam alcançados. Sua equipe de transformação deve ser responsável pelo processo de transformação digital do RH.

Sua equipe de transformação digital deve ser composta por vários especialistas. Primeiro, você precisa de alguém em sua equipe que entenda os processos de RH e como eles contribuem para a produtividade da organização como um todo. Em segundo lugar, você precisará de especialistas em transformação digital que saibam como a tecnologia pode refinar e aprimorar esses processos. Por fim, um gerente de mudança deve facilitar a mudança e garantir que tudo esteja corretamente no lugar.

Colocar a equipe certa no lugar pode ajudar a sua transformação a se enraizar da maneira mais eficiente possível e evitar que bloqueios desnecessários apareçam ao longo do caminho.

 

3. Desenvolva uma estratégia

Uma estratégia é a chave para transformar sua organização com eficiência. Sem um processo claro em vigor, sua equipe de transformação não saberá quais etapas dar a seguir ou que tipos de tecnologia precisam implementar.

Usando as metas que você estabeleceu, analise um plano passo a passo que descreve como você irá de onde está para onde deseja estar. Identifique quais etapas você executará primeiro e o que fará quando essas etapas forem concluídas. Pense em curto e longo prazo para criar uma estratégia completa que o conduza através do seu processo de transformação.

Assim como seus objetivos podem mudar, sua estratégia também pode. Você não deve se apegar a seu plano inicial a todo custo. Se você precisar mudar suas etapas, adicionar novos processos ou até mesmo eliminar uma parte do seu plano, faça isso. Mantenha o foco em atingir seus objetivos, mesmo que isso signifique mudar de marcha.

 

4. Escolha a tecnologia certa

Sua tecnologia deve fornecer o suporte necessário para completar sua estratégia. Com base nas metas que você deseja realizar e nas etapas que você precisa seguir, identifique quais tipos de ferramentas ou aplicativos você precisa para tornar isso possível.

Considere como diferentes tecnologias funcionarão juntas. Embora você possa conectar aplicativos e ferramentas manualmente, selecionar uma tecnologia que se integre automaticamente pode tornar sua vida mais fácil. Escolha tecnologias que possuam conexões ou integrações pré-estabelecidas para que você possa começar a trabalhar mais rapidamente.

Você também deve considerar quem usará essa tecnologia. Escolha aplicativos que tenham uma forte experiência do usuário e um layout que seja fácil para os novos usuários aprenderem.

 

5. Não tenha medo de experimentar

Não existe uma abordagem padronizada para a transformação digital. Embora a transformação digital de RH pareça ser um tema quente atualmente, você não encontrará um “guia completo” para conduzi-lo através do processo. Isso ocorre porque cada empresa e equipe terá suas próprias necessidades, desafios e objetivos únicos.

Não tenha medo de tentar algo novo. Experimente a tecnologia que você está usando ou os processos que você criou. Procure maneiras mais eficientes de atingir seus objetivos e tente novos caminhos para realizá-los. Avalie o quão bem cada sistema funciona e elimine os processos que não o aproximam de atingir seus objetivos.

No entanto, seja inteligente sobre seus experimentos. Faça pequenas alterações para identificar exatamente o que funciona e o que não funciona. Dê a cada novo processo tempo para se aprofundar antes de introduzir qualquer coisa nova, para que você possa ter uma imagem clara de como seus experimentos estão funcionando. 

Fonte: Harver

© Meu Trampo. 2020 Todos os direitos reservados.
Feito com ❤ na Comunidade Digoreste Startups