9 dicas para construir uma equipe de recrutamento vencedora - Meu Trampo

9 dicas para construir uma equipe de recrutamento vencedora

equipe de recrutamento

Se sua empresa ainda está começando, talvez você não ache que formar uma equipe de recrutamento agora seja uma prioridade. Mas, à medida que sua empresa cresce, também aumenta sua necessidade de ter uma equipe de recrutamento de pessoas excelentes para nutrir e gerenciar canais de talentos que, espera-se, já estão sendo criados.

Quando as empresas começam, os funcionários existentes geralmente são capazes de lidar com o recrutamento inicial de novas pessoas com a ajuda da tecnologia ou mesmo terceirizando os requisitos de recrutamento para especialistas externos de RH dedicados.

Mas então chega o dia em que você não pode mais confiar nesses métodos para descobrir os melhores talentos.

A empresa atingiu um ponto de inflexão: tem um certo número de funcionários e uma necessidade constante de novas contratações. Torna-se evidente que a empresa requer um especialista em recrutamento ou uma equipe de recrutamento interno.

E se você espera competir na guerra pelo talento, a qualidade de sua equipe de recrutamento deve ofuscar a concorrência. Lembre-se de que o padrão de sua equipe de recrutamento será um reflexo da empresa, se você contratar a equipe errada, eles, por sua vez, atrairão os funcionários errados, resultando em uma potencial espiral descendente de desastre para sua empresa.

Então, como você monta essa poderosa equipe de recrutamento, que reflete as necessidades de sua empresa em crescimento? Como você sabe de quem e de quantos membros essa equipe de recrutamento precisa? Como você motiva os sócios a manter o fogo de recrutamento aceso quando estão trabalhando a todo vapor? Como você garante que sua equipe de recrutamento tenha adesão de toda a empresa para ajudar no sucesso?

Temos 9 dicas para ajudá-lo a construir uma equipe de recrutamento vencedora.

Antes de continuar ...

Seja o primeiro a descobrir estratégias inovadoras de RH e recrutamento. Junte-se a nossa comunidade e receba nossos conteúdos em sua caixa de entrada.

.
subscribe_desktop

1. Determine quais funções você precisa em seu departamento de RH

O número de funcionários de RH tradicionalmente segue um padrão de um membro de RH para cada 100 funcionários em tempo integral. No entanto, uma pesquisa recente da SHRM revela que, em média, as empresas com 1 – 250 funcionários têm uma proporção de 3,40 funcionários / RH, com esse número caindo quanto maior a corporação se torna.

Um número maior de funcionários de RH para funcionários em organizações menores pode parecer uma estatística surpreendente, mas, na realidade, à medida que a empresa cresce, o número de funcionários de RH não aumenta na mesma proporção. Daí a queda na proporção.

Em empresas menores, pode ser suficiente ter um generalista de RH a bordo para lidar com todas as necessidades internas de RH e recrutamento. As empresas menores normalmente não precisam de uma pessoa dedicada em RH até que a empresa tenha geralmente mais de 50 funcionários, de acordo com a Software Advice. Em geral, quanto maior o departamento de RH, mais funções especializadas ele abrange. E em empresas de rápido crescimento, o próprio recrutamento se torna um trabalho de tempo integral.

Há muitas maneiras de lidar com o tipo de recrutador que deseja contratar: se a empresa precisar de muitos profissionais de tecnologia, considere um recrutador especializado em tecnologia. Em grandes empresas, você pode começar a pensar em trazer uma consultoria para a equipe para se especializar em encontrar talentos. Ou, se quiser que o talento chegue até você, pode considerar a contratação de um especialista em branding de empresa.

Não existem regras rígidas e rápidas sobre quem você deve contratar para iniciar sua equipe de recrutamento.

No entanto, uma boa regra, quando é apenas você como o único membro do RH, pode ser recrutar sua equipe desta forma:

Contrate um assistente de RH para ser seu primeiro funcionário. Eles cuidam do dia a dia, liberando o generalista de RH para lidar com as necessidades estratégicas da empresa.
Em seguida, traga um recrutador em tempo integral. Afinal, se você quer contratar o melhor talento que existe, é preciso alguém dedicado à tarefa.
A partir daqui, contrate especialistas para lidar com as funções específicas de RH, conforme necessário.

2. Comece a construir sua equipe de recrutamento

Se você tiver um recrutador dedicado, em algum momento você desejará expandi-lo para uma equipe de recrutamento dedicada. Como você constrói uma equipe de recrutamento forte? Imagine o time dos seus sonhos se dinheiro não fosse problema e como eles poderiam trabalhar juntos:

Equipe dos sonhos:
• Headhunters – pessoas que vasculham a Internet e acessam suas redes continuamente para encontrar um fluxo constante de candidatos em potencial.
• Recrutadores juniores – os novatos no trabalho, aqueles que fazem a triagem inicial dos candidatos em potencial descobertos pelos fornecedores. Eles entram em contato para fazer um contato inicial, se necessário, ou ver os dados disponíveis sobre eles.
• Recrutadores seniores – os recrutadores seniores substituem os recrutadores juniores e, potencialmente, acompanham os candidatos desde a triagem à entrevista e à contratação.
• Coordenadores de recrutamento – pessoas que agendam entrevistas, comunicam-se com os candidatos; eles mantêm o processo de recrutamento em andamento.
• Gerentes de aquisição de talentos – responsáveis ​​por fechar negócios, negociar salários, discutir os melhores pontos da contratação e oferecer o emprego.

3. Construir relacionamentos com outros departamentos

Nenhum homem é uma ilha, e nenhuma equipe de recrutamento em uma grande organização deve ficar sozinha. A equipe de recrutamento é a cara da empresa; eles devem ter adesão total de todos os outros departamentos. De que outra forma eles podem saber quais são os requisitos, onde faltam talentos ou a falta destes implica?

Para ter sucesso no que faz, a equipe de recrutamento precisa entender os objetivos gerais do negócio, a fim de ser capaz de ajudar a empresa a atingir seus objetivos. Ao aumentar a presença de sua equipe de recrutamento na empresa, você está fazendo muito mais do que apenas criar consciência de sua função.

Como construir relacionamentos com outros departamentos:
• Marque reuniões entre sua equipe de recrutamento e os outros departamentos. Como você vai saber do que eles precisam, quais habilidades estão faltando em seus departamentos, quais qualidades eles procuram nos novos membros da equipe, se não discutir esses requisitos com eles?
• Apoiar programas de indicação de funcionários. Ao ter outras pessoas além dos seus recrutadores ativamente envolvidas em trazer os melhores talentos, você está em melhor posição para realmente trazer os melhores novos candidatos.
• Divulgue todos os requisitos de trabalho em toda parte. Se você tem toda a empresa aberta para indicar sua rede a você, diga a eles para o que você está recrutando: um novo membro da equipe de marketing, um desenvolvedor de software, um especialista em segurança cibernética, e não se esqueça de contar a todos o porquê você precisa dessa pessoa exata e o que está em jogo se você não a encontrar. Faça com que todos os funcionários invistam em recrutamento e isso beneficiará não apenas sua equipe de recrutamento, mas a empresa como um todo.

4. Treine a equipe de recrutamento e desenvolva as habilidades necessárias

No mundo atual de recrutamento, há um grande número de abordagens que os recrutadores podem adotar para realizar o trabalho. Treine sua equipe de recrutamento para saber como você deseja que eles realizem o trabalho e desenvolvam suas habilidades quando necessário.

Se você não treinar sua equipe de recrutamento, terá que se contentar com o que tem. E o que você conseguiu pode não produzir os resultados desejados. Às vezes, o recrutamento reativo é necessário, mas na maioria das vezes você precisa que seus recrutadores sejam proativos e / ou interativos em suas abordagens para encontrar futuros funcionários.

O que ensinar à sua equipe de recrutamento:

• Treine sua equipe de recrutamento para construir relacionamentos além de suas redes atuais.
• Ensine-os a buscar candidatos longe de seus locais habituais.
• Mostre a eles como vender a marca de sua empresa para atrair o tipo de pessoa que sua empresa precisa. Aprenda com a equipe de vendas de sua empresa – as técnicas de vendas usadas para vender aos clientes devem ser as mesmas que sua equipe de recrutamento usa para vender a funcionários em potencial . Afinal, a marca da empresa é uma marca.
• Delineie a cultura da empresa para que seus recrutadores saibam quais aspectos dela são atraentes para o tipo certo de candidato.
• Nunca presuma que sua equipe de recrutamento, com acesso a software de recrutamento e diversas ferramentas, saberá como manejá-las para obter o máximo de sucesso; treine-os para usar o que você tem.
• Mas certifique-se de que sua equipe de recrutamento saiba que não deve confiar apenas na tecnologia, que o recrutamento também precisa de um toque humano.

5. Mantenha a equipe de recrutamento envolvida

Equipes engajadas têm melhor desempenho. Sua equipe de recrutamento deve saber por que está fazendo o que está fazendo e deve se sentir valorizada enquanto o faz.

Se sua equipe de recrutamento não estiver envolvida, você não pode esperar que eles façam seu trabalho da melhor maneira possível, o que significa que você não obterá os melhores talentos de que sua empresa precisa.

Desenvolva estratégias de engajamento de funcionários e considere definir recompensas específicas para sua equipe de recrutamento, da mesma forma que uma equipe de vendas bem-sucedida ganha comissão.

6. Distribua a carga de trabalho uniformemente

Analise para quais funções sua equipe está recrutando, quais são de alto volume, quais são difíceis de preencher, etc. e distribua a carga de trabalho entre os membros da equipe.

Perceba que se você definir um requisito genérico em aberto de X número de contratações por recrutador, sem saber quais funções são mais problemáticas do que as outras, você está condenando os membros da equipe ao fracasso.

Algumas funções serão fáceis de preencher, enquanto outras levarão mais tempo, e se você estiver vendo o sucesso como recrutadores que atendem aos requisitos em aberto mais rápido do que outros, não manterá sua equipe forte por muito tempo.

Distribua o trabalho de maneira uniforme e recompense o sucesso de maneira justa.

7. Conheça os pontos fortes e fracos de sua equipe

Nenhum recrutador recruta da mesma maneira; cada recrutador tem seu próprio conjunto de habilidades específicas, incluindo pontos fortes e fracos. Treinar sua equipe para ter o conjunto de habilidades de que você precisa atenua o fato de ter uma equipe de recrutadores de baixa qualidade, mas você deve aproveitar os pontos fortes e fracos dos membros da equipe, não crie uma equipe de recrutadores idênticos. Abrace a diversidade.

Um recrutador pode preferir usar a mídia social, enquanto outro prefere redes pessoais, por exemplo. Ao garantir que sua equipe de recrutamento seja uma equipe diversificada com talentos diferenciados, possibilitará um melhor ambiente de trabalho, o que o ajudará a atingir suas metas de recrutamento.

8. Meça o desempenho

Estabeleça KPIs para membros individuais da equipe, bem como para a equipe de recrutamento como um todo. Quando você ver que os resultados não são bons, analise o porquê disso e o que você pode fazer para melhorá-lo.

Considere construir um painel de recrutamento para controlar o desempenho dos membros de sua equipe e o desempenho geral de sua equipe. Você obterá percepções práticas sobre onde você precisa melhorar.

9. Não tenha medo da inovação

Treine você e sua equipe de recrutamento para assumir riscos, aprender com os erros e abraçar a inovação. Andar na água fazendo o que você sempre fez vai te deixar para trás competitivamente.

Incentive sua equipe a não temer o fracasso, seja adotando uma nova tecnologia, tentando novas técnicas de entrevista ou novos canais de sourcing, não tenha medo de arriscar. É assim que você vai progredir.

Fonte: Harver

© Meu Trampo. 2020 Todos os direitos reservados.
Feito com ❤ na Comunidade Digoreste Startups