fbpx

6 estratégias comprovadas para lidar com a contratação em massa

contratação em massa

A contratação em massa, embora possa ser uma tarefa difícil de coordenar, geralmente é o resultado de uma empresa crescendo rapidamente, ou, ainda mais frequentemente, ocorre antes da temporada de férias. Por exemplo, os varejistas precisam contratar pessoas para o caixa, estoquistas e embaladores de presentes, enquanto as empresas de serviço de entrega procuram entregadores.

Portanto, se sua empresa está em expansão com vários locais, é provável que, mais cedo ou mais tarde, você tenha de enfrentar um desafio de contratação em massa.

Mas, em geral, todas as empresas precisarão saber como aumentar sua força de trabalho, se quiserem crescer. Portanto, mesmo que você não esteja no mercado para contratar em massa agora, esperançosamente procurará contratar uma equipe extra nos próximos anos. E você precisa estar preparado para isso.

É claro que existem desvantagens potenciais na contratação em massa. Um deles é que contratar muitas pessoas ao mesmo tempo pode ter um efeito prejudicial na cultura da empresa. Como contratar centenas ou milhares de pessoas em um curto espaço de tempo e não ter um impacto na cultura ou na qualidade de sua força de trabalho? Você precisa planejar e executar sua estratégia de contratação em massa de modo correto, se quiser mitigar seu efeito.

Para esse fim, reunimos 6 estratégias para lidar com a contratação em massa que você pode incorporar à sua estratégia de recrutamento e ver sua equipe crescer rapidamente e com sucesso.

Antes de continuar ...

Seja o primeiro a descobrir estratégias inovadoras de RH e recrutamento. Junte-se a nossa comunidade e receba nossos conteúdos em sua caixa de entrada.

.
subscribe_desktop

1. Tenha um plano de contratação em massa

Uma das primeiras coisas que você deseja fazer é ter um plano de contratação em massa em vigor para essa eventualidade. E você vai querer que as pessoas o ajudem a executar seu plano de contratação em massa corretamente.

Você não precisa necessariamente de muitos recrutadores para ajudá-lo, embora alguns poucos que possam selecionar candidatos sempre serão benéficos. Mas talvez você só precise de analistas de dados ou pessoas que conheçam bem a empresa e entendam que tipo de pessoa você está procurando.

 

2. Expanda seu fornecimento de candidatos

Pense em como você pode alcançar seus candidatos em potencial e utilizar vários canais.

• Use anúncios programáticos.
• Aproveite as referências de funcionários existentes.
• Informe suas redes.
• Seja ativo nas redes sociais. Explore grupos locais em sua região dedicados a candidatos a emprego e coloque seu anúncio lá. Configure páginas específicas em suas contas de mídia social dedicadas aos seus esforços de recrutamento e direcione candidatos em potencial para elas. Certifique-se de manter todos os seus canais de mídia social atualizados com seu progresso durante a contratação em massa. Você pode até usar seus canais de mídia social para responder a perguntas que os candidatos em potencial possam ter.
• Considere fazer parceria com agências locais, como organizações sem fins lucrativos locais, agências governamentais e programas de treinamento profissional. Esses lugares são uma riqueza de talentos em potencial que podem permitir que você acesse e crie um pipeline de candidatos treinados, bem antes de postar as posições.

 

3. Reúna seus candidatos

Ao usar tantos canais de sourcing, você quer ter certeza de não perder nenhum candidato no processo. Este seria o lugar certo para alavancar a tecnologia.

Se você puder automatizar algumas partes do processo de contratação, ficará liberado para se concentrar apenas nos melhores candidatos da contratação em massa, ao mesmo tempo que garante que nenhum candidato escapará das lacunas.

Tente criar uma página de destino acessível a partir de todos os seus canais (por meio de um link ou um código QR) para consolidar seus candidatos em um só lugar e permitir que você continue o processo mais rápido. Ou reúna as informações de contato e envie um link para um aplicativo online.

Integre as inscrições online com o software de rastreamento de candidatos para ajudá-lo a eliminar todos os candidatos obviamente inadequados desde o início.

 

4. Desenvolva um processo de triagem rápido

Automatize o que puder. A maneira mais fácil de desenvolver um processo de triagem rápido para lidar com a contratação em massa é implementar tecnologia para ajudar. Porque é provável que, se você começar a anunciar aberturas agressivamente, será inundado por uma avalanche de inscrições, e nem todas serão adequadas.

Se você tem conjuntos de habilidades ou experiência específicos em mente, pode até implementar uma breve avaliação online para identificar candidatos qualificados rapidamente e selecionar candidatos inadequados.

 

5. Não se esqueça de fazer o acompanhamento

Os candidatos em cada etapa do processo de recrutamento em massa ficarão curiosos para saber como estão se saindo. Portanto, instale um sistema pelo qual você possa manter contato e informá-los sobre como estão indo, qual é o próximo estágio do processo de seleção e o que eles podem fazer para se preparar para isso.

Comece dizendo a eles, no final da entrevista, quando eles podem esperar ouvir de você sobre sua decisão.

Aponte as pessoas para seus canais de mídia social, onde você atualizará seu progresso, ou envie e-mails em massa para atualizar os candidatos.

Você pode informar aos candidatos como é seu cronograma, estar aberto se houver atrasos e estar preparado para responder às perguntas dos candidatos por meio de vários canais.

Por fim, não se esqueça de acompanhar todos os candidatos que você decidir não contratar. Se tiver tempo, ligue para eles rapidamente ou envie um e-mail educado informando-os de sua decisão.

Se notar futuros candidatos em potencial, diga a eles que manterá a inscrição deles em arquivo. Você nunca sabe, eles podem se tornar um candidato ideal no próximo ano.

 

6. Planeje o treinamento e o processo de integração

Se você está contratando em massa muitas pessoas para fazer o mesmo trabalho, faz sentido fazer uma integração em massa. No entanto, é importante lembrar que a integração é uma parte crucial do processo de contratação, portanto, certifique-se de criar uma ótima experiência de candidato para entusiasmar seus novos contratados para trabalhar para você.

Se você precisa integrar um monte de novas contratações ao mesmo tempo, precisa planejá-lo com antecedência para garantir que tenha um processo estruturado e eficiente. Organize os novos contratados em grupos para que possam passar pela integração juntos e encontrar seus novos colegas. Não se esqueça de verificar regularmente para ver como eles estão.

Se você pediu a pessoas que já trabalham em sua empresa para ajudá-lo durante a contratação em massa dos novos colaboradores, considere pedir a eles que permaneçam e ajudem você no processo de onboarding e treinamento dos novos contratados.

 

Fonte: Harver

© Meu Trampo. 2020 Todos os direitos reservados.
Feito com ❤ na Comunidade Digoreste Startups