fbpx

5 melhores práticas para recrutamento corporativo

recrutamento corporativo

Grandes organizações corporativas estão sempre em busca de novos talentos. Entre o desenvolvimento de novas equipes e a aposentadoria ou saída de funcionários por outras oportunidades, sempre há a necessidade de recrutamento no mundo corporativo. Embora normalmente tenham taxas de crescimento e rotatividade semelhantes às de empresas menores, isso ainda pode significar a contratação de centenas de pessoas todos os anos.

Em grandes organizações corporativas, as equipes podem ser dezenas ou mesmo centenas de pessoas, mas cada contratação ainda é tão importante quanto para equipes menores. Você precisa colocar a quantidade certa de atenção em cada posição aberta para garantir que o candidato certo seja contratado.

No entanto, com tantas rodas girando ao mesmo tempo, isso pode se tornar rapidamente opressor.

Ao recrutar para uma empresa corporativa, ter os sistemas e processos certos em funcionamento pode fazer toda a diferença. Aqui estão algumas de nossas melhores dicas para ter sucesso no recrutamento corporativo.

Antes de continuar ...

Seja o primeiro a descobrir estratégias inovadoras de RH e recrutamento. Junte-se a nossa comunidade e receba nossos conteúdos em sua caixa de entrada.

.
subscribe_desktop

1. Construa uma forte equipe de recrutamento

É impossível lidar com o recrutamento para uma organização corporativa com apenas uma pessoa. Você precisará de uma forte equipe de recrutamento para ajudar a apoiar suas iniciativas de contratação. No entanto, as grandes organizações geralmente exigem especialistas em suas equipes. Isso significa que você precisa dar ênfase especial à contratação das pessoas certas.

As organizações corporativas geralmente têm funções diferentes em suas equipes de recrutamento. Além dos recrutadores gerais, eles podem ser coordenadores de recrutamento, especialistas em branding da empresa, fornecedores ou especialistas em marketing de recrutamento para tornar mais eficiente a localização e aquisição de novos talentos.

Avalie suas necessidades exclusivas e decida se alguma dessas funções melhorará o desempenho de sua equipe. Você também deseja garantir que está fornecendo à sua equipe as ferramentas e os recursos de que precisam para concluir o melhor trabalho possível. Incentive a boa comunicação e certifique-se de que seus recrutadores estão gerenciando adequadamente o tempo.

Continue a readaptar sua equipe de recrutamento à medida que sua organização cresce. Adicione novos membros da equipe sempre que achar necessário e concentre-se em manter sua equipe dinâmica. Quando você é proativo quanto à manutenção de uma equipe de recrutamento forte, pode ficar à frente do jogo de contratação.

 

2. Crie um processo de contratação colaborativo

Um processo de contratação eficiente envolve muitos indivíduos diferentes. Dos recrutadores aos tomadores de decisão da equipe, conseguir a pessoa certa para a posição em aberto envolve uma série de opiniões e ideias. Para evitar que ocorram obstáculos, você precisa de um processo de contratação colaborativo .

No recrutamento corporativo em particular, os recrutadores podem não estar totalmente cientes das necessidades de uma função aberta. É importante que cada pessoa envolvida no processo de contratação saiba o que procurar nos candidatos com quem se relaciona. É importante uma comunicação clara entre os gerentes e as equipes de contratação antes, durante e mesmo depois do processo de contratação.

Desenvolva um cronograma de contratação, com as tarefas e oportunidades correspondentes para fornecer feedback a cada pessoa envolvida no processo de contratação. Concentre-se na criação de um sistema que mantenha os funcionários engajados e garanta que todos estejam na mesma página.

Além disso, certifique-se de incluir candidatos no processo de feedback. Quer um indivíduo seja contratado ou não, peça a opinião dele sobre o seu processo de contratação e as pessoas com quem conversou durante a entrevista. Use o feedback deles para refinar sua estratégia e continuar a melhorar.

 

3. Adote técnicas de marketing para recrutamento

Técnicas como otimização de mecanismos de pesquisa, marketing de conteúdo e marketing de mídia social são práticas comuns quando se trata de direcionar e atrair clientes da empresa, mas e quanto a atrair candidatos a empregos? Desenvolver e executar uma estratégia de marketing de recrutamento pode ser um grande investimento para organizações corporativas.

Crie uma página de carreiras otimizada para palavras-chave relacionadas às suas vagas em aberto e à empresa. Execute campanhas publicitárias pagas para trazer mais candidatos à sua página e campanhas de redirecionamento para trazer candidatos em potencial de volta ao nosso site. Crie recursos, como postagens de blog ou outro conteúdo, com os quais os candidatos em potencial possam querer se envolver.

As técnicas de marketing de recrutamento são particularmente importantes se você tiver vários escritórios ou se contratar funcionários remotos. Construir a imagem da sua empresa para ser um líder em seu espaço pode criar um ambiente no qual os candidatos vão querer trabalhar, o que significa que você verá mais candidatos e eles serão de melhor qualidade.

No entanto, ao selecionar as táticas de marketing a serem implementadas, certifique-se de que elas se encaixam nos candidatos que você está tentando atrair. Não perca seu tempo criando perfis de mídia social se você estiver se conectando com gerações anteriores. Em vez disso, concentre-se na criação de marketing que atenda aos tipos de candidatos que você está procurando.

 

4. Crie um plano de recrutamento social

Quando candidatos de alta qualidade procuram empresas para se inscrever, eles tentam se imaginar nesse cargo. Isso pode ser extremamente difícil de fazer se eles não souberem nada sobre isso. Para dar aos candidatos uma ideia de como é seu escritório nos bastidores, você precisa dar a eles um gostinho da personalidade de sua empresa. Uma ótima maneira de fazer isso é por meio do recrutamento social.

Um plano de recrutamento social utiliza a mídia social para fazer conexões reais com as perspectivas de emprego e potenciais candidatos a emprego. Embora seja semelhante ao marketing de mídia social para recrutamento, um plano de recrutamento social deve se concentrar em fornecer valor aos candidatos em potencial por meio da construção de relacionamentos sólidos.

Existem várias maneiras de fazer isso, como exibir os membros de sua equipe, realizar perguntas e respostas por meio de um vídeo ao vivo ou apenas iniciar conversas com seu público. No entanto, ao criar um plano de recrutamento social, você deseja fornecer um conteúdo forte que atenda a uma necessidade real. Aborde perguntas comuns, forneça conselhos úteis ou ouça seus clientes em potencial para determinar quais informações eles podem estar procurando.

Você também pode envolver seus funcionários em seu plano de recrutamento social. Quando o resto de sua equipe, especialmente aqueles fora do departamento de recrutamento, se envolve em conversas ou compartilha seu conteúdo, você pode dar aos clientes em potencial uma ideia melhor de quem está trabalhando em sua organização.

 

5. Desenvolva um sistema de referência

Ninguém sabe de que tipo de funcionários sua organização corporativa precisa mais do que sua equipe atual, então por que não ter um sistema de referência? Ao incentivar os membros da sua equipe a conectar os recrutadores com amigos, familiares, antigos colegas de trabalho ou outras pessoas que eles acham que cabem, você pode envolver todos no processo de contratação e fazer conexões mais diretas com candidatos de alta qualidade.

Embora você possa simplesmente pedir aos funcionários atuais que forneçam as informações de contato das pessoas que eles acham que podem querer trabalhar com você, você poderá obter melhores resultados se fornecer um incentivo. Muitas empresas, especialmente organizações corporativas, oferecem bônus aos funcionários se alguém indicado por eles acaba sendo contratado.

Para que seu sistema de referências funcione de maneira eficiente, você precisa manter sua organização informada sobre o que você está procurando. Isso pode ser difícil em grandes empresas corporativas porque as equipes geralmente são muito grandes. No entanto, eventos como festas de recomendação ou campanhas de promoção simples podem envolver os funcionários.

Não deixe seu programa de indicações ficar para trás. Mantenha-o ativo e estimulante oferecendo novos incentivos ou hospedando novos eventos. Meça seus resultados, como quantas pessoas indicadas realmente foram contratadas, para que você possa ver se está se conectando com as pessoas certas.

© Meu Trampo. 2020 Todos os direitos reservados.
Feito com ❤ na Comunidade Digoreste Startups