fbpx

5 dicas essenciais para recrutar estagiários para o seu negócio

estagiários

Reconhecendo os benefícios do recrutamento de estagiários, muitas empresas de médio e pequeno porte também estão começando a desenvolver programas de estágio. As empresas veem isso não apenas como uma forma de colocar mãos extras em seus projetos, mas também como uma oportunidade de atrair os melhores talentos.

Quais são os benefícios de contratar estagiários e como você pode melhorar seu processo de recrutamento para contratar os melhores talentos emergentes?

Vamos descobrir.

Antes de continuar ...

Seja o primeiro a descobrir estratégias inovadoras de RH e recrutamento. Junte-se a nossa comunidade e receba nossos conteúdos em sua caixa de entrada.

.
subscribe_desktop

1. Projete seu programa de estágio

Uma das partes mais importantes do recrutamento de estagiários é projetar um processo de estágio claro. Há perguntas a serem esclarecidas internamente antes de você começar a promover seu programa e chegar a estagiários em potencial. Por exemplo, qual é o objetivo do programa? Qual é o cronograma? Com quem os estagiários vão trabalhar? Quantos estagiários você contratará e para quais departamentos?

Depois de saber as respostas a essas perguntas e ter delineado seu programa de estágio, compartilhe-o com seus candidatos em potencial imediatamente para se certificar de que eles saibam do que se trata o programa, por onde começar – e onde isso pode levar se eles forem bem sucedidos. Você deve explicar o programa de estágio completamente, incluindo o que eles irão realizar e as habilidades que irão adquirir para suas futuras carreiras.

2. Saiba quem você está procurando

Existem também detalhes a serem trabalhados em relação aos estagiários que você escolher. Para realmente ter sucesso no recrutamento de estagiários, você precisa saber exatamente quem está procurando, quais são as habilidades que eles possuem e outros detalhes importantes para ajudá-lo a restringir sua busca por estagiários.

Faça as perguntas certas: Quem é o seu candidato ideal para o estágio? Que formações universitárias você está procurando? Quais são suas expectativas para os estagiários que você contrata? Quais habilidades hard e soft você deseja que eles tenham? Certifique-se de considerar também as habilidades futuras, há muitas habilidades que podem ser ensinadas, desde que os estagiários tenham potencial e motivação para aprender.

Se você já está administrando seu programa de estágio há algum tempo, veja seus estagiários de melhor desempenho e as habilidades e características que os ajudam a ter sucesso. Em seguida, você pode procurar candidatos com perfis semelhantes, pois sabe que eles têm potencial para prosperar em sua organização.

3. Anuncie nos lugares certos

Com uma ideia sólida de quem você está procurando, você precisa descobrir como alcançá-los, e isso significa anunciar nos lugares certos. Os quadros de empregos da universidade e sites específicos de publicação de estágios são ótimos recursos para anunciar estágios abertos.
Junto com os quadros de empregos da faculdade e sites específicos para estagiários, certamente o LinkedIn é uma ótima opção para postar estágios. Além dos quadros de empregos online, você também pode considerar a participação em eventos de recrutamento no campus para se conectar com alunos que procuram estágios e futuras oportunidades de carreira.

Além disso, saber como seus estagiários atuais e anteriores mais bem-sucedidos descobriram seu programa e como se inscreveram ajudará você a direcionar seus esforços de sourcing.

4. Seja claro sobre os benefícios

Obviamente, os estagiários em potencial querem saber sobre os benefícios, o que há para eles? Mesmo que você provavelmente não possa pagar muito aos estagiários, vá além dos estágios não remunerados e ofereça qualquer compensação que puder. O consenso geral sobre estágios não remunerados é que eles enviam uma mensagem de que certos empregos são menos significativos do que outros, o que obviamente não é o ideal.

Determine qual será o salário, bem como quaisquer benefícios e vantagens. Existem futuras oportunidades de emprego em tempo integral? Almoços grátis? Atividades divertidas? Uma vez que você esteja internamente alinhado com o salário, benefícios e vantagens, deixe-os claros para seus candidatos a estágio. Isso ajudará você a se destacar em relação a outros programas de estágio em um mercado de trabalho competitivo.

5. Desenvolva futuros líderes

Você também pode ver seus esforços de recrutamento de estagiários como uma oportunidade única para desenvolver futuros líderes. Os estágios são uma primeira experiência valiosa para os jovens que ingressam no mundo do trabalho. Você tem a oportunidade de desenvolver seus estagiários e ensiná-los o que eles precisam saber para serem gerentes no futuro, do qual sua organização e a economia como um todo se beneficiará.

O recrutamento de estagiários é um investimento de longo prazo e você deve tratá-lo como tal para obter o máximo de seu programa de estágio. Você provavelmente contratará os estagiários de melhor desempenho em seu programa, muitas empresas da Fortune 500 na verdade mantêm mais de 80% de seus estagiários como contratados de nível básico. E, desde que tenham uma boa experiência, os estagiários que você não contratar em tempo integral ainda se beneficiarão por ajudar a prepará-los para o sucesso.

Fonte: Harver

© Meu Trampo. 2020 Todos os direitos reservados.
Feito com ❤ na Comunidade Digoreste Startups