fbpx

Um departamento de RH competente, bem estruturado, com bom funcionamento, pode facilmente fazer com que sua empresa tenha sucesso e prospere no mercado. Com funcionários satisfeitos, a alta produtividade, a flexibilidade do trabalho e a lucratividade da sua empresa nunca diminuirão. Mas o trabalho de um gerente de RH nunca termina, e suas responsabilidades estão ficando cada vez mais cruciais a cada dia, pois agora eles também precisam integrar e gerenciar equipes remotas.

Sim. Embora seja uma prática estabelecida para o departamento de RH administrar equipes que trabalham no mesmo escritório que você é uma história totalmente diferente quando você precisa conduzir várias equipes estabelecidas em diferentes locais.

No entanto, temos algumas dicas úteis para você obter um avanço. Leia.

Comunicação estabelecida em equipes remotas

É relativamente fácil manter comunicações sobre as expectativas e análises dos funcionários quando você os encontra andando pelo escritório, mas é muito difícil manter o mesmo nível de comunicação quando suas equipes remotas estão sentadas em diferentes cantos do mundo. Nesses casos, ter em mente a diferença de horário e as responsabilidades se torna crucial para a satisfação dos funcionários.

A melhor maneira de abordar essa situação é através de um calendário de reuniões pré-definido e compartilhado com todos. Essas reuniões devem ser formais e abordar uma lista específica de questões importantes para um melhor trabalho.

Além disso, nos casos de SOS, você pode até optar por softwares de bate-papo, onde seus funcionários remotos podem entrar em contato com você no momento da necessidade e vice-versa.

Veja também: Considerar contratar funcionários remotos​

Expectativas estabelecidas

Em alguns casos equipes remotas de trabalho falham independente do porte da empresa, devido às expectativas mal definidas e à ausência de processos padrão. É por isso que definir expectativas claras de trabalho dos funcionários recém-recrutados é crucial para um fluxo de processo tranquilo.

No final, documentar tudo ajudará e não haverá espaço para irresponsabilidades no trabalho. Para fazer isso, você pode levar em consideração as sugestões das equipes remotas, bem como as dos líderes e gerentes de equipe.

Tecnologia estabelecida

Atualmente à uma infinidade de tecnologias modernas centradas nas pessoas, você deve fazer pleno uso dela. Existem softwares para literalmente todas as necessidades dos trabalhadores, como:

  • Software de gerenciamento de trabalho para gerenciar equipes e tarefas como o Trello.
  • Plataformas seguras de compartilhamento de dados como Dropbox e Google Drive
  • Comunicação em equipe organizada softwares como o Meu Trampo.
  • Sistemas de Gerenciamento de Aprendizado para treinamento eficaz como o Meu Trampo.

E a lista nunca termina. De modo geral o software escolhido, deve ser implementado combinando e se adequando em suas equipes para o benefício de todos. Após escolher as ferramentas certas, a organização do trabalho entre equipes será tranquilo e sem caos.

Participação estabelecida

Ao gerenciar uma equipe remota, é crucial mantê-los informados sobre todos os eventos e comunicações importantes.

Para entender a importância disso de maneira simples, considere o caso de um novo funcionário. As pessoas novas, quando ingressam em uma empresa, são orientadas de acordo com a visão e missão dessa empresa. Isso é feito para aumentar sua motivação, alinhando seus objetivos pessoais aos objetivos da empresa.

Da mesma forma, esta é uma etapa muito importante a ser executada com os funcionários remotos, para garantir sua participação inabalável nas atividades e políticas da empresa.

Portanto, lembre-se sempre de encontrar maneiras de envolver totalmente seus funcionários remotos regularmente, para que eles se sintam uma parte indispensável da organização. E com a ajuda dessas dicas, as habilidades de gerenciamento de equipe podem se estender às equipes remotas de maneira muito suave e eficaz.

Assine nossa Newsletter

[sibwp_form id=1]

Posts relacionados

Leave a Comment